10 CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO PERÍODO DO INVERNO

Olá pessoal!!!!

Hoje vamos de TOP 10, para enfrentar os dias frios nada melhor que boas dicas, não é mesmo?



Fonte:Pixabay

Como sabemos, inverno é sinal de tempo seco e frio, resultando em uma maior prevalência de doenças respiratórias, gripes virais, alergias e a famosa imunidade baixa, com isso vamos ver os melhores alimentos e combinações para ajudar a saúde nesta época que o organismo se fragiliza com mais facilidade. Vamos lá:

  1. No inverno ocorre involuntariamente a redução do consumo de água, irritando ainda mais as vias aéreas ressecadas, POR ISSO COMEÇAMOS COM O ALERTA DE SE MANTER MAIS HIDRATADO NOS DIAS FRIOS.

  2. Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas (laranja, limão, mexerica, kiwi, acerola, morango, manga, nectarina, etc), pois a vitamina C é um poderoso antioxidante modulador das células imunes do nosso organismo, com isso ajuda a equilibrar nossa resistência para combater doenças como as virais.

  3. Exercício físico, mesmo em dias frios!!!!

  4. Alimentos ricos em vitamina A (ex: cenoura, acerola, goji berry), pois ajudam as células mucociliares no transporte das secreções, diminuindo as irritações das vias aéreas.

  5. Chocolate quente, não será proibido, mas a boa dica é substituir o leite integral pelo leite desnatado, usar chocolate meio amargo ou cacau em pó no lugar do achocolatado rico em açúcares.

  6. Os legumes podem ser consumidos em sopas e caldos, uma forma quentinha de aumentar o consumo desses vegetais cheios de vitaminas que auxiliam também no sistema imunológico.

  7. Chás, são bem vindos nessa época, ainda mais que aquece todo o corpo, nada melhor que tomar algo bem quentinho numa noite fria. Para a noite sugiro as chás relaxantes, para auxiliar em uma boa noite de sono, como: camomila, erva cidreira, melissa, maracujá.

  8. Sono em dia, capaz de equilibrar todo o organismo e seu metabolismo, como a consolidação da memória, manutenção da homeostase, reparação de tecidos, regulação da homeostase, reparação dos tecidos, regulação da temperatura corporal e produção de hormônios.

  9. Folhas e verduras, normalmente o consumo diminui, afinal as saladas no verão fazem sucesso por serem frias, mas as vitaminas e minerais continuam sendo fundamentais no dia a dia mesmo no inverno, então aposte em refogar as folhas, para manter o consumo.

  10. Fracionar as refeições ao longo do dia, já que no inverno muitos relatam o aumento do apetite. Esta tática ajuda a controlar a quantidade de calorias das principais refeições e ainda manter o metabolismo ativo.



Fonte:Pixabay

Obrigada pela leitura, e até o proximo post!!!!


Autora: Hellena Zago - Nutricionista Clínica e Hospitalar - CRN9 19491

Instagram: Hellena Zago
Facebook: Hellena Zago


Imaginário Virtual promovendo cultura na internet!

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários!


Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8