A TEORIA DO CONHECIMENTO NA FILOSOFIA #3

O conhecimento como problema na História da Filosofia.


Dando continuidade aos textos A Teoria do Conhecimento na Filosofia #1 e A Teoria do Conhecimento na Filosofia #2 com Teoria do Conhecimento na Idade Moderna e Teoria do Conhecimento na Idade Contemporânea: A Crise da Razão.



Teoria do Conhecimento na Idade Moderna:



René Descartes (1596 - 1650)
Fonte: Wikipedia - Após Frans Hals - André Hatala [e.a.] (1997) De eeuw van Rembrandt, Bruxelles: Crédit communal de Belgique, ISBN 2-908388-32-4.

Marcada pela primeira revolução científica, nos trouxe a mudança de pensamento, principalmente a mudança da visão teocentrista, ou seja, deus é o centro do conhecimento, para a visão antropocentrista, ou seja, o homem é o centro do conhecimento.

Particularmente, penso que essa era foi a principal para basear o que chamamos de conhecimento hoje em dia, houve correntes filosóficas que debateram e pensaram o conhecimento e sua origem, vou elencar aqui mas no futuro explanarei detalhadamente cada uma.


  1. Racionalismo, com seu maior expoente René Descartes, criador do método cartesiano e sua máxima “Cogito Ergo Sun” - “Penso Logo Existo”.

  2. Empirismo, com John Locke, o conhecimento através da experiência das sensações.

  3. Empirismo Cético, de David Hume, não conhecemos nada, temos apenas uma leve percepção das coisas e acreditamos conhecê-las baseado na crença ou no hábito.

  4. O criticismo, de Immanuel Kant, o conhecimento é a priori, ou seja, o conhecimento é universal e necessário, se dá através de experiências sensoriais analisadas pela razão.



Teoria do Conhecimento na Idade Contemporânea: A Crise da Razão





Imagem Ilustrativa - Fonte: Pixabay

Por fim mas não menos importante, a contemporaneidade, época que marca uma nova mudança científica e uma nova visão acerca dos fatos e do conhecimento também, nos traz novos suportes para o entendimento do que é o conhecimento. Temos alguns fatores:

  1. O positivismo lógico do Círculo de Viena, através do método indutivo, pretende-se utilizar o critério de verificação para uma confirmação lógica de uma hipótese. Mesmo sendo considerado um método com falhas, é um método quantitativo aceitável.

  2. A Filosofia Analítica, iniciada pelos autores do Círculo de Viena, foi continuada por Frege, Wittgenstein, Russell e outros autores, baseia-se no uso da linguagem para dividir o objeto de estudo ao máximo de proposições possíveis e assim analisar cada parte de forma única através da lógica e matemática se for necessário.

  3. O falseabilismo de Karl Popper, basicamente é uma melhoria do positivismo lógico, digamos que, um “upgrade”, pois Popper sugere que os fatos sejam verificados sempre, não é porque eu sei que a água ferve a 100ºC que preciso parar de testar.

  4. Por fim, o “Novo Iluminismo” do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, vale dizer que ainda é vivo e atuante na Filosofia, para ele a razão crítica tem que possuir três fatores: criticar os limites, ter princípios éticos estabelecidos e ter sua construção vinculada às raízes sociais do indivíduo. Esses fatores são importantes para a sua “Dialética do Esclarecimento”.

Não é a relação de um sujeito solitário com algo no mundo objetivo que pode ser representada e manipulada, mas a relação intersubjetiva, que sujeitos que falam e atuam assumem quando buscam o entendimento entre si, sobre algo. Ao fazerem isso, os atores comunicativos movem-se por meio de uma linguagem natural, valendo-se de interpretações culturalmente transmitidas, e referem-se a algo simultaneamente em um mundo objetivo, em seu mundo social comum e em seu próprio mundo subjetivo. ( Jürgen Habermas)


Autor: Márcio Costa

Filósofo - Professor de Filosofia

Steemit: https://steemit.com/@demokratos / https://steemit.com/@antigourmet

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários! Participações são recompensadas como voto acima de 0.1 STU!

Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8