Alimentos Funcionais - O que são? Fazem bem ou mal a saúde?

Nesse texto a nutricionista Hellena Zago vai bater um papo sobre essas questões, além de trazer os benefícios dos alimentos funcionais, para vocês pensarem em como incluí-los corretamente na dieta diária.

Já ouviram falar sobre os alimentos funcionais? O que são? E se fazem bem ou mal a saúde?


Olá pessoal! Hoje trago para vocês um pouco sobre os benefícios dos alimentos funcionais. Aprender sobre, e como incluí-los corretamente na sua vida, é muito importante no cuidado em saúde.

Uma boa alimentação garante vários benefícios para a saúde. Acrescentar alimentos ricos em propriedades bioativas na dieta do dia a dia pode auxiliar no melhor funcionamento do organismo, além de prevenir doenças. E essas propriedades podem ser encontradas nos alimentos funcionais.

Ao serem consumidos nas dietas, os alimentos funcionais além das suas funções nutricionais, produzem alguns efeitos metabólicos e fisiológicos que são benéficos ao organismo. São diversos os benefícios quando consumido de forma regular, dentre outros fatores, que regulam os hábitos de vida saudáveis. Sendo assim, importante vocês pensarem em como incluí-los na dieta de vocês.

Veja alguns desses benefícios:


Atividades antioxidantes;

Proteção de órgãos vitais (fígado, cérebro, rins, sistema cardiovascular) e da visão;

Efeitos antibacteriano, antidepressivo e anticancerígeno;

Prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.


Stephen Ausmus [Public domain]
Fonte: Wikipédia

Além dos alimentos funcionais naturais, há também os industrializados. Porém, apesar dos industrializados serem considerados funcionais, eles não têm a mesma eficácia.

Alguns alimentos industrializados chamados de nutracêuticos também podem ser considerados funcionais, entretanto suas concentrações de nutrientes funcionais são muito baixas, o que não os tornam tão eficazes quanto os naturais.

As formas naturais são os alimentos que contêm:


Ácidos graxos (linoléico, ômega-3 e 6, e limonóides);

Fibras, probióticos (lactobacilos e bifidobactérias);

Compostos fenólicos (resveratrol, isoflavona e zeaxantina);

Carotenoides (betacaroteno, licopeno, luteína)


Alimentos Naturais
Fonte: Pixabay

Saindo dos termos técnicos, para vocês visualizarem os alimentos que mais enaltece o termo de serem funcionais são: frutas vermelhas, verduras, farelos como aveia, linhaça, chia, leites e derivados, alimentos integrais e grãos.


Atenção!!



O consumo dos alimentos funcionais não acarreta nenhuma contra-indicação específica. Portanto, o seu uso é liberado, desde que estejam associados a uma dieta balanceada. Por isso é válido seguir a orientação de um nutricionista, para que inclua em sua alimentação a quantidade correta, juntamente com a frequência adequada, para a obtenção de efeitos positivos ao organismo.

Até breve amigos, obrigada pela leitura, espero vocês nos próximos post!!!




Um projeto da comunidade:

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários! Todos os comentários são recompensados acima de 0.05 STU.

Autora: Hellena Zago - Nutricionista Clínica e Hospitalar - CRN9 19491

Instagram: Hellena Zago
Facebook: Hellena Zago

Editor: Matheus Guimarães - Médico - CRM: 5295376 - 8


Sponsored ( Powered by dclick )

dclick-imagead