Dialética da Libertação #4 - Introdução Geral - Anarquismo, Existencialismo e Descentralismo

Diáletica da Libertaçao - https://falar.org/
#1 - Prefácio
#2 - Introdução Geral - Anarquia
#3 - Introdução Geral - Existencialismo e Descentralismo



"Existencialismo é sobre ser um santo sem Deus; ser seu próprio herói, sem toda a sanção e apoio da religião ou da sociedade." - Anita Brookner

4 - Anarquismo, Existencialismo e Descentralismo


"A Anarquia é um Descentralismo e o Existencialismo é a singularidade humana" - charlie777pt

O existencialismo, além de ser usado pelo coletivismo (socialismo e comunismo) como reforço de suas teorias, mas mesmo Sartre e outros logo descobriram que as pessoas se deveriam livrar de quaisquer influências políticas centralizadas como a visão marxista, como as conclusões dos anarquistas.

O marxismo, quando aplicado na política, resultou num compromisso com o “centralismo”.

Anarquismo e Existencialismo têm os pontos comuns de recusar autoridade centralizada, mas os primeiros acreditam que o poder corrompe as pessoas, e os últimos acreditam que as pessoas corrompem o poder e a si próprios com as normas e devemos estar sempre vigilantes para eliminar sua influência.

O compromisso do marxismo com o "centralismo" criou capitalismos de estado totalitários comunistas, pela total concentração de poder sobre o livre-arbítrio, e estes eram os pontos de vista que o anarquista e o descentralismo queriam combater.

"um empurrão para a descentralização ... [mas se tornou,] no final, uma extensão da centralização" - Alexis de Tocqueville sobre a Revolução Francesa.

Anarquistas, Libertários e Decentralistas apareceram durante os dias 19 e 20 com as ideais de libertação e descentralização como uma resposta aos problemas dos sistemas centralizados.


5- Auto-libertação

A abordagem humanista-existencial da personalidade alimentou-se os pressupostos filosóficos dos traços de personalidade e das abordagens psicanalíticas.

Os humanistas olham para a personalidade como desenvolvimento e auto-realização de quaisquer potenciais humanos como únicos e singulares.

Os existencialistas enfatizam o conceito de angústia e sabem que as pessoas têm mecanismos defensivos contra o questionamento do sentido da vida e a inevitabilidade da morte.

"O falso eu é uma maneira de não sermos nós mesmos". - Ronal D. Laing - O Eu Dividido Um Estudo Existencial em Sanidade e Loucura.

6- Descentralização no "BlockNet"

O blockchain é um paradigma de consenso tecnológico que é muito inovador e desafiador, por ser coadjuvado com o conceito de descentralização e consenso social.

O Blockchain e a Descentralização vão mudar a maneira como vemos, trabalhamos e vivemos na economia global, política, educação, mídia, distribuição de riqueza e a sustentabilidade dos recursos escassos e finitos da "Nave espacial Terra".

“Conhecimento é a chave para ser livre!” - Daniel Guerin.

Obs: Citações e texto direcionado com autorização do autor. No blog do autor @charlie777pt você pode ter acesso a série de textos A Dialética da Libertação.


Autor: @charlie777pt - https://steemit.com/@charlie777pt

Original post with disclosure authorized by the author.

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões só deixar nos comentários! Participações são recompensadas com voto nos comentários!


Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8