Dialética da Libertação #3 - Introdução Geral - Existencialismo e Descentralismo

Continuaçao Diáletica da Libertaçao:
#1 - Prefácio
#2 - Introdução Geral - Anarquia



"Existencialismo é sobre ser um santo sem Deus; ser seu próprio herói, sem toda a sanção e apoio da religião ou da sociedade." - Anita Brookner

2 - Existencialismo

O existencialismo desenvolveu-se no final dos séculos XIX e XX e teve uma tremenda influência na minha geração e espalhando-se por um grande público, que na maioria não estava particularmente interessado em problemas da filosofia.

O Maio de 68 foi o apogeu do movimento existencialista em prática nas ruas, começando com os intelectuais, e logo seguida da adesão total da classe trabalhadora contra o governo caquético da França, as normas dominantes e padrões culturais.

Alguns dos filósofos, escritores e artistas, quando conotados com o movimento existencialista, recusaram esse rótulo, mas estavam imersos naquele espírito da singularidade de cada ser humano que flutuava no ar na época.

A filosofia idealista do existencialismo marcou uma época, alcançando uma ampla audiência, graças a uma mistura com as artes e a literatura e intervenções sociais que a estenderam a toda uma sociedade, dos intelectuais aos trabalhadores e a todo o mundo.

Temos que entender que essas idéias nasceram na consciência coletiva e consciência individual dos primeiros sinais do capitalismo já decadente como uma crise da humanidade que se expandiu até hoje.

O existencialismo e o anarquismo colocam o princípio do indivíduo como o vórtice dos pensamentos e ações humanas neste mundo.


"Existe uma estreita ligação entre a ênfase dos existencialistas no indivíduo, a livre escolha, a responsabilidade moral e os principais dogmas do anarquismo" - Peter Marshall - historiador anarquista

A experiência não pode ser trocada entre pessoas e baseia-se no contato prático com os outros e na observação de fatos ou eventos como o comportamento uns dos outros.

O pai do existencialismo, Kierkegaard, disse que os seres humanos são corruptos, que invadem todas as esferas da sociedade, dos governos e da religião, pela moralidade como uma prisão social, contra a qual todos deveriam lutar.

3 - Descentralismo e descentralização

Neste série , usarei o termo descentralismo, que pode ser confundido com o conceito político e governamental de descentralização, que significa apenas a autonomia dos órgãos administrativos, mas sob o poder de uma estrutura centralizada.

A filosofia do descentralismo está associada principalmente ao libertarianismo, mas que é contra o centralismo,opondo-se aos resultados do comércio livre, que irão levar á exploração e ao abuso dos direitos humanos, que é um resultado comum da centralização.

O descentralismo é uma espécie de libertarianismo oposto à exploração em um mercado livre pelo domínio monopolista.

O libertarianismo deve-se preocupar com a repercussão das restrições morais das leis económicas, e o Descentralismo, é um aviso ao movimento libertário, que a sociedade não pode vender o planeta Terra e os direitos das pessoas.

Às vezes, o descentralismo é comparado ao mutualismo de Kevin Carson.

O descentralismo no século 19 e 20 tem algumas semelhanças, mas alguns princípios contrastantes com o movimento de descentralização real proporcionada pela revolução do blockchain, que vamos definir nesta série.

O conceito de descentralização no blockchain é totalmente diferente dos movimentos iniciais porque nasceu com uma tecnologia ligada a uma supra-teoria da descentralização social total.

Obs: Citações e texto direcionado com autorização do autor. No blog do autor @charlie777pt você pode ter acesso a série de textos A Dialética da Libertação.


Autor: @charlie777pt - https://steemit.com/@charlie777pt

Original post with disclosure authorized by the author.

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões só deixar nos comentários! Participações são recompensadas com voto nos comentários!


Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8


Sponsored ( Powered by dclick )
bestchange.com

Servicio especializado de cambio de moneda electróni...