HISTÓRIAS DA MEDICINA - O INÍCIO DA TRADIÇÃO DOS ALIENISTAS

O INÍCIO DA TRADIÇÃO DOS ALIENISTAS


Após a Idade Média, tem início o período conhecido como Revolução Científica, abrangendo o século XVI, percorrendo o XVII e XVIII, trazendo grandes impactos à cultura humana. A Filosofia e Ciência, produtos da cultura vigente, voltaram a serem iluminadas na busca do desconhecido sobre a nossa espécie.


Naturalmente, a medicina acompanhou esse desenvolvimento. Nesse contexto, acompanhando os ideais Iluministas e transformações sociais liberais intensas, na França, em pleno século XVIII, teve início a Tradição dos Alienistas, que durante a evolução civilizatória se consolidou nos corpos de saberes da medicina como a especialização representada pelo signo Psiquiatria.


Retrato Herman Boerhaave (1668-1738) - Published London: J. Wilkes, Dec. 8, 1798 - Wikipedia

Diferente áreas do conhecimento voltaram a lampejar novos pensamentos, novas tecnologias foram surgindo, e na medicina, inicialmente, houve importantes avanços no desenvolvimento das áreas de química, anatomia e histopatológia, macro e microscópicas, com médicos como: Stahl (1659 - 1734), H. Boerhaave (1668-1738), M. Bichat (1771-1802). Porém explicações de muitos adoecimentos mentais continuavam obscuras. Nessa época o saber sobre o adoecimento mental era predominantemente empirista, fundamentados em conceitos “Galenistas” e/ou dogmáticos, da Idade Média, ainda muito atrelado à cultura de mitologias e superstições.



Retrato Pierre-Jean-Georges Cabanis (1757-1808) - Por Ambroise Tardieu - Wikipedia

Coube ao médico francês P. Pinel (1745-1826), absorvendo muitas ideias de Cabanis (1757-1808) e Crichton ( 1763 - 1856), retomando Hipócrates, marcar um corte do objeto de estudo do sofrimento mental das perspectivas teológico-filosófico-científico, para filosófico-científico. Articulando-se dentre outras orientações filosóficas e psicológicas, à filosofia e medicina de John Locke(1632 - 1704) e Ideólogos de sua época, criticando o expoente da escola britânica William Cullen (1710 - 1790), apresentando um novo sentido à interpretação do percebido dos sintomas psíquicos, para o analisado e conhecido do funcionamento psíquico, imortalizado em seus escritos, abrindo caminho para novas descobertas, influenciando gerações posteriores.

Importantes influências da doutrina Pilleriana subsidiaram Esquirol (1772 - 1840) na França e Griesinger (1817–1868) na Alemanha. Mentes incríveis que preparam o terreno para o rápido avanço do saber humano do século XIX até a atualidade.

Além dos citados, muitas correntes de pensamentos de diferentes perspectivas e linguagens, articulados por outras importantes mentes contribuiram para o conhecimento humano nas mais diversas áreas.


Retrato: Philippe Pinel (1745-1826) - Wikipedia - Autor: Julien-Léopold Boilly (1796–1874)

Ao longo da história os consensos científicos foram se consolidando, importantes cientistas trabalharam e continuam trabalhando em busca de melhor integração e utilização das produções científicas humanas(incluindo às ciências exatas), junto a validação de métodos científicos mais sensíveis e específicos.

A tradição dos alienistas fundaram a prática médica da Psiquiatria Moderna, a ciência dos signos, e sua atuação chama-se exercício clínico, ou seja, uma orientação consciente e prática do conhecimento sobre os conceitos de forma sistemática e organizada, aplicada à experiência empírica. A atividade clínica permite aplicar tecnicamente o olhar, compreender e fazer médico da teoria à prática.


Refências Bibliográficas:

  • Livro: Tratado Médico-Filosófico sobre a Alienação Mental Ou a Mania - Edição: 1800 - Philippe Pinel (trad. Ana Maria G. R. Oda - 2007)
  • Artigo: O legado de Cabanis: hipótese sobre raízes da educação médica no Brasil - Naomar Almeida-Filho - 2017
  • Livro: Os Fundamentos da Clínica: História e Estrutura do Saber Psiquiátrico - Paul Bercherie - Editora: Jorge Zahar - 1989

Autor: Matheus Guimarães Gomes Rangel - Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8

Site: https://matheusguimaraes.blog
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheusggr/
Twitter: https://twitter.com/matheusggr


Imaginário Virtual promovendo cultura na internet!

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários!