Introdução á Dialética da Libertação por Charlie777pt

Bertrand Russell (1872 - 1970) trazia que para conhecer uma cultura relacionada á um tempo-espaço específico, devemos conhecer a filosofia dessa determinada cultura. Em sua ampla perspectiva filosófica trazia que a filosofia se encontrava entre o campo da teologia, e ciência. Uma "terra de ninguém" que não deveria - em teoria - se atrelar aos dogmas.

Em vista dos tempos pós modernos, a filosofia volta a ter extrema importância no vazio existencial das gerações atuais, uma ferramenta para tornar a fazer o exercício do pensar.

Nesse sentido, o Imaginário Virtual tem o prazer de apresentar:

Introdução á Dialética da Libertação - Anarquismo, Existencialismo e Descentralismo do autor @charlie777pt.

Autor: Charlie777pt

Este primeiro título da série, A Dialética da Libertação, é uma homenagem ao Congresso com o mesmo nome que aconteceu em Julho de 1967 em Londres. - @charlie777pt

O termo dialética tem um sentido amplo. Ao longo de anos e anos, as ideias percorrem diferentes culturas, tradições, tomando diferentes formas de apresentação de discursos de acordo com quem as articula. Tende-se a construir argumentações ao longo do tempo, modificando suas interlocuções, articulações, apresentações, de acordo com o articulador.

Muitas vezes essas ideias passam a se contrapor ou contradizer em sistemas teóricos do passado ou mesmo vigentes, quando não retomadas de outras perspectivas. Fazendo com que conflitos originados pela contradição entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos se desenvolvam, que posteriormente vem a ser tomados por novas gerações, em muitas direções.

E todas as minhas ferramentas políticas chegaram a um beco sem saída, e então eu conheci a obra Sartre e não pude deixar de ler tudo, e encontrei outros autores como Simone de Beauvoir, Albert Camus, Karl Jaspers, Fyodor Dostoiévski, Martin Buber, Arthur Schopenhauer, Herbert Marcuse, Ronal D. Laing, David Copper, Allen Ginsberg, e muitos todos os que mencionarei durante esta série. - @charlie777pt

A evolução das inovações tecnológicas, entre outros fatores, talvez tenham ajudado nos colocar novamente nesses grilhões do pensamento, pensamento da massa. Nos cabe agora pensar em como utilizar a internet para além da tecnologia, já que compreendemos como uma ferramenta de organização que distribui poder, informação, e geração de conhecimento com essa capacidade de interconexão, como representa esse texto apresentado através da mesma.

O declínio da atual civilização centralizada, tecnológica e politicamente pervertida, já está a entrar em colapso que é evidente e inevitável, mas não podemos prever quando isso vai acontecer. - @charlie777pt

Olhamos o mundo das ideias do presente para o passado, já que o passado já foi, deixando suas marcas. Muitos pensadores percorrem o campo do saber, acreditando que no passado está o segredo da amálgama da alma humana, mas é no presente que está, no nosso campo da experiência, quando aprendemos utilizar o conhecimento do passado.

Os grilhões do pensamento voltam a nos assombrar nesse fenômeno cultural que vivemos. @charlie777pt traz as possibilidades que temos a refletir e pensar sobre o passado, o presente e o futuro.

Por outro lado, os subtítulos Anarquismo, Existencialismo e Descentralismo, tratam das três principais filosofias de autolibertação que influenciaram as minhas experiências de vida e têm em comum o ponto do individualismo. - @charlie777pt

O filósofo português @charlie777pt tem sua conta na rede social descentralizada Steemit do protocolo de rede Steem. Nos presenteando com uma articulação incrível da história do pensamento contextualizando ao tempo atual, através da perspectiva da liberdade do pensamento.

Estaremos disponibilizando os redirecionamentos aos trabalhos de @charlie777pt aqui. Confira a Introdução á Dialética da Libertação - Anarquismo, Existencialismo e Descentralismo. Tendo a primeira parte sobre o Anarquismo e posteriormente o Existencialismo.

Disponibilizado: Introdução à Dialética da Libertação: Anarquismo, Existencialismo e Descentralismo

Próximos textos disponibilizados serão: I - Anarquismo O que é o Anarquismo? Parte 1 - Introdução Filosófica Parte 2 - O Conceito de Anarquismo Parte 3 - Os Tipos de Anarquismo

Obs: Citações e texto direcionado com autorização do autor. No blog do autor @charlie777pt você pode ter acesso a série de textos A Dialética da Libertação.

Imaginário Virtual

Um projeto da comunidade:

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários! Participações são recompensadas como voto de 0.1 a 0.2 STU nos comentários!

Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel - Médico - R2 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8

Site: https://matheusguimaraes.blog Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheusggr/ Twitter: https://twitter.com/matheusggr