Novas Configurações Socioculturais - Sociedade em Rede

Imagem Ilustrativa Pixabay

Estamos vivendo um momento de muitas mudanças socioculturais. Claro que muitos fatores estão envolvidos nessas mudanças, mas sabemos que as inovações tecnológicas são fatores determinantes para esse momento.

O poder da computação e a internet, trouxe um salto no poder da transmissão de informações como forma de dados. Uma nova etapa da humanidade se iniciou, novas configurações subjetivas se fizeram e se fazem com a digitalização da sociedade.

Antigos e novos valores e ideais se misturam, novas culturas se constróem, fazendo com que nos encontremos nesse importante momento de transição do próprio funcionamento social como um todo.

Vamos fazer um percurso dessa perspectiva...


Social:

Imagem Ilustrativa Pixabay

Diante dos tempos atuais, o termo social se tornou até pejorativo. As ideologias e as misturas de linguagens, junto a outros fenômenos culturais do nosso tempo, fazem com que alguns termos sejam mal compreendidos e interpretados. Tendo como consequências a dificuldade de diferentes áreas do conhecimento trabalharem juntas. Em termos gerais nos falha a comunicação.

A comunicação é um produto da linguagem. Quando nos referimos a uma pessoa se comunicando com outra pessoa, uma ou mais, estamos falando de uma interação social, tão simples quanto parece ser.

Desde que nascemos e durante a vida precisamos dessa interação social, ou adoecemos, até mesmo morremos. Assim quando nos referimos ao social, estamos falando em interações entre pessoas diferentes, estamos falando de comunicação. Nesse social compartilhamos desejos, afetos, linguagens, ideias e ideais através da interação humana.

Essa capacidade de se relacionar chama-se sociabilidade, e também é precursor do termo sociedade, quando diferentes comunidades compartilham ideais coletivos em comum, culturas, formando as organizações sociais como as sociedades.

Com isso podemos ver que o social abrange a ampla perspectiva das relações humanas, envolvendo relações pessoais ou coletivas.

São exemplos: relações amorosas, como familiares, amizades, amantes, relações entre as funções sociais e comunitárias, relações comerciais de compra e venda de produtos ou serviços entre pessoas ou comunidades, dentre tantas outras formas de se relacionar do ser humano com outros seres humanos no meio que habita...

Não existe funcionamento humano, sem um funcionamento social. As relações sociais vem a ser a pré condição de qualquer comunicação e atividade que envolve mais de uma pessoa.


Comunicação:

Imagem Ilustrativa Pixabay

Sabemos que a linguagem humana que nos diferencia de outras espécies, somos capazes de transmitir muitas informações e construir novas linguagens, nos diferenciamos pela nossa capacidade única de comunicação, de linguagem.

Os povos primitivos se reuniam em tribos, funcionando em conjunto, com as mudanças socioculturais como a revolução agrícola, maior número de seres humanos foram se aglomerando. De lá para cá, em milhares de anos, populações ficaram maiores, produzimos mais linguagens, mais instrumentos, mais ferramentas.

Tudo isso possibilitado pela nossa capacidade de interação social e comunicação. Pela capacidade da trocar humana, seja por colaboração ou competição.

Nos comunicamos pela fala, pela escrita e pelos números. Que passaram do cognitivo humano, para o poder de processamento das máquinas. Com o crescimento das civilizações, as distâncias e formas de comunicação também mudaram drasticamente.

De mensageiros, cartas, tipógrafos, telefones, passamos a computadores e celulares com internet. Permitindo maior comunicação em maiores distâncias entre cada vez mais pessoas, e em diferentes geografias e espaços.


Redes:

Imagem Ilustrativa Pixabay

O funcionamento em rede faz parte do funcionamento humano há milhares de anos. Redes de comunicação entre pessoas ou construídas por pessoas, das mais diversas formas, como por exemplo a rede de saúde, rede de água, de esgoto,etc.

Também utilizamos de outras formas como a rede de dormir, e ainda tem as redes naturais como a rede de aranha, como é conhecida a rede da internet web.

Rede vem do latim rete, que pode ser interpretado como imagem de fios, malhas, que formam um tecido em comum com encontro de comunicações ligados de ponta a ponta.

Imagem Ilustrativa Pixabay

Com o crescimento da população e necessidade de organização das sociedades, as redes de informações e funcionamentos foram implementadas para organizar recursos do funcionamento social.

A capacidade de transmitir informações com esse novo funcionamento em rede, a partir da computação e internet, trouxeram um impacto imenso na sociedade, que ainda não sabemos aonde isso tudo vai dar.

Como consequência das demandas sociais, econômicas e da evolução tecnológica, redes já existentes otimizaram suas capacidades, digitalizaram, ao mesmo tempo que sofrem as consequências das "desinformações"com a potência de produção e transmissão que a internet proporciona.

A internet é uma rede de informação que possibilita um fluxo de informação imenso, e análise desses dados com maior facilidade e acuidade. Dados produzidos por pessoas e máquinas, permitindo em escala global a comunicação de muitos com muitos, em um espaço virtual construído sem horizontes no infinito imaginário humano.

Imagem Ilustrativa Pixabay


Redes Sociais Virtuais - Comunidades Virtuais:

Imagem Ilustrativa Pixabay

A partir da evolução das formas de comunicação na internet, e uso desse instrumento na sociedade. Novas formas de funcionamentos sociais foram se constituindo, ou se adaptando, em formas até então não existentes, pelo menos não nestes moldes.

Passamos a ter um espaço virtual conectando diferentes interações sociais, por esse tecido de comunicações potencializadas pela rede de dados, assim novas configurações organizacionais sociais passaram a ser possíveis e outras podem ser criadas a qualquer momento. .

A internet distanciou as relações pessoais por um lado, e aproximou por outro. Passou a unir em um novo espaço até então não existente, ideias, valores, pensamentos e ideais em comum, possibilitou criações de inúmeros instrumentos e ferramentas das mais diversas utilidades, e se tornou um espaços que contempla diversas atuações sociais.

Passando assim abranger nuances do próprio funcionamento real como as atividades sociais políticas, econômicas e culturais, que se encontram em transformações continuas, nos deixando diante de um desconhecido imprevisível.

Esse funcionamento integrado do social real com o virtual, não mais por diversão, mas também como ofício de trabalho, de relacionamentos, de trocas, compartilhamento e produção de valores e cultura, nos traz novas perspectivas, novas soluções e novos problemas.

Mesmo com esse funcionamento socioeconômico ainda se configurando, a produção de riqueza a partir da internet é uma realidade já há alguns anos, e acredito que podemos dizer que só está começando.

Y. Harari traz em Sapiens três ideais que há milhares de anos são crenças comuns nas civilizações: o capital, a religião e o Estado.

Na internet temos isso e muito mais, sendo de extrema importância que esse espaço seja bem utilizado. Como Manuel Castells traz em A Galáxia da Internet, estamos diantes de novas comunidades e sociedades, agora virtuais, e ainda com dificuldade de delimitar um limite desse espaço virtual, conceituou como a galáxia da internet.

Participar da construção desses espaços torna-se de extrema importancia para construção de um futuro melhor. A busca de melhoria das condições humanas dependerá do que nós fizermos dessas novas configurações sociais se formando.

Nesse espaço cibernético construído pela nossa espécies onde se encontra um funcionamento social contemplando em conjunto um funcionamento econômico, estamos diante do início das comunidades e sociedades virtuais.

Conheça o Brazilians, a comunidade virtual brasileira que estimula a produção de conteúdos de qualidade em diversas áreas sociais na internet, através do aplicativo Steemit na Blockchain Steem. Comunidade virtual brasileira no protocolo Steem Brazilians


Referências e Recomendações de leituras para desse post:

  • CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade . Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.

  • YUVAL, Harari. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade. 29a Edição. Editora Harper. (2011)


Questões para discussão:

  • Como você interpreta essa integração do virtual no funcionamento social? Você está otimista ou pessimista com o futuro cada vez mais digital?

As respostas são livres. Sendo considerada a resposta de uma ou mais questões. Todas as respostas receberão valor entre 0.02 e 0.1 STU.


Autor: Matheus Guimarães Gomes Rangel - Médico - CRM-RJ: 5295376-8 - https://matheusguimaraes.blog

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheusggr/ Steemit: https://steembr.com/@matheusggr Twitter: https://twitter.com/matheusggr Instagram: https://www.instagram.com/matheusggr/ Facebook: https://www.facebook.com/matheusggr

Faça parte do projeto Brazilian Power, fazendo sua assinatura, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Você sabia que também pode nos apoiar delegando um pouco de Steem Power e receber por isso? Obrigado!

DQmbzfnsdcKVVuXbKrjhfn7nreqAHfu8MV2LkRKkB6yBZTz_1680x8400.jpg

Study Session (1).png