O que é Filosofia?

https://ibb.co/rbzcfFR Sócrates - Imagem Ilustrativa - Fonte: Pixabay

O que é Filosofia?

Sempre é importante entendermos os conceitos das palavras, mesmo assim, não é o bastante, os conceitos devem ser interpretados dentro de uma linguagem junto ao sentido e contexto utilizado.

Para iniciar a interpretação de um conceito, talvez seja interessante buscar primeiro o significado da palavra no dicionário, entendendo que o significado em si, vem a ser uma parte dessa interpretação. Hoje com a internet, podemos pesquisar esses termos com mais facilidade, mesmo assim, deve-se sempre atentar com as referências.

Ao procurar o significado de Filosofia no dicionário geral (Dicio - Dicionário online de língua portuguesa) vamos encontrar diferentes significados que contemplam o uso da palavra.

Remetendo ao sua etimologia (Dicionário Etimológico), ou seja, a origem da palavra, vamos encontrar interpretações da língua nativa da palavra, em decomposições que deram origem ao termo.

Se for possível, vale a pena, conferir de forma geral nos links os significados e etimologia de Filosofia.


https://ibb.co/tXg8gkJ Imagem Ilustrativa - Fonte: Pixabay

Língua:

Escolhi iniciar esse percurso do post a partir da língua. Vamos primeiro conferir a palavra Filosofia a partir da língua falada no português, grego e latim:

  • Português: Filosofia

  • Grego: filosofia = Φιλοσοφία

  • Latim: filosofia = Philosophia

Como curiosidade, muitas obras de grandes filósofos, só foram conhecidas a partir de traduções do latim, e não em grego, já nesse contexto, temos que estar cientes de que podem ocorrer viés de tradução. Isso mostra como é difícil, e extremamente dependente de pessoas, da cultura e do conhecimento disponível, a interpretação de qualquer conceito.

Se formos ainda mais longe, na perspectiva do importante linguista e filósofo F. Saussure (1857 - 1913), aprendemos que para cada pessoa ao ouvir uma palavra terá um significado próprio, automaticamente, interpretando esse significado em um sentido próprio, individual.

Sabendo disso, vamos a algumas questões:

Qual seria o melhor significado para filosofia? Existe o mais correto? Em qual sentido? Em qual contexto?

São questões que devem ser realizadas a qualquer termo que vamos interpretar. Ao longo do tempo, os termos vão sendo interpretados e reinterpretados, em que ocasiona em muitas vezes, de serem utilizados em contextos diferentes de suas origens. Isso pode ocorrer tanto na norma culta, quanto mais facilmente na linguagem coloquial.


Etimologia:

Retornando, vamos nos remeter a origem etimológica da palavra:

  • Philos (φίλος) + Sophia (σοφία) = Philosophia

  • Philos: Deriva de Philia, corresponde a amar( no amplo sentido), gostar, estimar.

  • Shofia: Corresponde à sabedoria, sábio, o que estuda.


Siginificado:

No início do post tem um link para o Dício que traz diferentes significados para a palavra Filosofia. Significado, que ao conferirmos sua etimologia, podemos trazer de forma simplificada como:

  • Amor pelo saber, amor pela sabedoria.

https://ibb.co/0C58vtq Imagem Ilustrativa - Pixabay

Saber sobre o quê?

Nessa perspectiva, passamos a temos alguma noção do que significa filosofia. Porém ainda se faz preciso compreender o contexto e linguagem, em que o termo está referido. E nos falta assim, trazer a questão sobre o saber filosófico, esse saber é sobre o quê?

Antes acredito ser interessante diferenciar um filósofo - pessoa do saber filosófico. E vamos assim para outras questões, podemos dizer que sabemos o que significa ser um filósofo? Qualquer pessoa que ama o saber pode ser considerado um filósofo? Qualquer pessoa que se auto intitula filósofo é um filósofo? Ser um crítico ou questionador é fazer filosofia? Como se realiza o saber filosófico?

São questões interessantes a se pensar, para os que gostam de pensar claro. Pudemos ver nesse post, como uma palavra, mesmo tendo um significado comum, pode nos levar a diferentes questões sobre sua própria significação.

No próximo post sobre filosofia, vamos navegar na perspectiva do significado de filosofia através do matemático, lógico e filósofo Bertrand Russell (1872 - 1970), autor que há pouco tempo @charlie777pt já nos lembrou aqui no Steemit.

"Ensinar-lhes como viver sem certezas, sem, porém, se sentirem paralisados pela hesitação, essa talvez seja a principal contribuição que a filosofia, em nossa era, pode oferecer àqueles que a estudam." - Bertrand Russell (Tradução: Hugo Langone) de "Box História da filosofia ocidental".


Questões propostas:

  • E você? Como você interpreta o conceito de Filosofia? O que vem a ser um filósofo? Por último, o saber filosófico é saber sobre o quê?

A resposta é de livre interpretação e conceito. Sendo considerada a resposta de uma ou mais questões. Todas as respostas receberão valor entre 0.02 e 0.05 STU.


Referências e Recomendações de leituras para essa série:

  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

  • RUSSELL, Bertrand. Livro 1: A Filosofia Antiga; tradução Hugo Langone. Rio de janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2016.


Autor: Matheus Guimarães Gomes Rangel - Médico - CRM-RJ: 5295376-8

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheusggr/ Steemit: https://steembr.com/@matheusggr Twitter: https://twitter.com/matheusggr Instagram: https://www.instagram.com/matheusggr/ Facebook: https://www.facebook.com/matheusggr

Faça parte do projeto Brazilian Power, fazendo sua assinatura, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Você sabia que também pode nos apoiar delegando um pouco de Steem Power e receber por isso? Obrigado!

DQmbzfnsdcKVVuXbKrjhfn7nreqAHfu8MV2LkRKkB6yBZTz_1680x8400.jpg

Study Session (1).png