Proposta Imaginário Virtual


Proposta do Imaginário Virtual:

O Imaginário Virtual vem a ser um espaço de encontro, aos interessados em construir no espaço cibernético um diálogo entre diferentes pessoas, e consequentemente diferentes expressões de subjetividades, com a proposta de um difícil desafio.


https://ibb.co/Pm3DVzt Imagem Ilustrativa - Fonte: Pixabay


Tendo em vista, evolução da nossa espécie no decorrer de milhares de anos, podemos evidenciar que construímos e dispomos no meio que vivemos, de cada vez mais instrumentos e ferramentas construídas pelas sociedades ao longo da história.

Nos tempos atuais, estamos imersos em novos instrumentos com o advento da tecnologia. Diversas vertentes da tecnologia trazem consigo muitas possibilidades, ao mesmo tempo que modificam naturalmente nossa própria subjetividade.

Se por um lado como sociedade temos a disposição benefícios e possibilidades até então não existentes, por outro caminhamos nos distanciando cada vez mais do encontro das nossas realidades individuais, no comum da realidade social.

Chegamos a esse estágio atual pela capacidade de construir estruturas de linguagens, capacidade que nos diferencia de qualquer outro animal, como por exemplo a linguagem de programação. Só que temos muito mais estruturas de linguagens, que vem a formar nossa psique.

Com essas linguagens construímos instrumentos, e damos valor aos instrumentos, quando eles podem ser utilizados como ferramentas, em vista de um funcionamento social melhor, otimizando nosso funcionamento em rede, o funcionamento coletivo.

Nessa premissa, as tecnologias criadas nos oferecem atualmente muitos instrumentos, e nos deixa uma importante questão: como utilizá-los como ferramentas reais de transformação social?

O ser humano, é por natureza um organismo biológico peculiar. Do monismo ao dualismo, temos um corpo orgânico e um funcionamento mental extremamente refinado. Funcionando em conjunto, e possibilitando a criação e utilização, ao longo do tempo, de ferramentas fundamentais como educação e saúde, dando continuidade a construção da nossa civilização.

A educação serve a construção do saber humano, otimizando informações de gerações em gerações, servindo para confeccionar instrumentos e utilizá-los como ferramentas. A ferramenta fica cada vez melhor, quando compartilhado e construído junto a outras pessoas, outras perspectivas, contemplando outras realidades, tendo como importância fundamental a compreensão dos conceitos elaborados e suas finalidades.


https://ibb.co/R39SYkV Imagem Ilustrativa - Fonte: Pixabay


Utilizar o saber humano para sustentar a construção da civilização, não é novidade, é o que em teoria faz as academias de ensino, a novidade agora é utilizar nosso funcionamento em rede de uma outra forma - já utilizamos o funcionamento em rede há milhares de anos - nas possibilidades das tecnologias que dispomos hoje, com os gadgets e a rede da internet, possibilitando essa rede de informações energizadas, como forma colaboração coletiva sobre o conhecimento humano.

A rede passa a ter verdadeira potência, quando é possível a partir do encontro não só de ideias imaginadas, a rede se torna uma verdadeira potência quando utilizamos nosso imaginário, na busca de mudança real na sociedade, quando utilizamos o saber em prol da vida, das pessoas, respeitando nosso espaço pessoal.

A tecnologia da internet passa a ser uma ferramenta poderosa, presente na construção da nossa própria subjetividade individual e social, englobando o importante funcionamento econômico e com repercussões profundas culturais. Assim nos encontramos em um período de franca mudança sociocultural. Esse período de mudança, nos traz novas perspectivas a compreender, da própria comunicação e subjetividade humana. E consequentemente na busca de um sentido da nossa existência, o sentido da vida, tanto na perspectiva individual quanto coletiva.

Esse é o desafio. O principal desafio, de encontramos nessa extensão do nosso imaginário, nesse misto de ideias, saberes, conceitos, línguas e linguagens; também um encontro de imaginários compartilhados, a partir do conhecimento, de referências, em busca de aproximação com uma realidade coletiva, promovendo assim ideais humanos.

O Imaginário Virtual tem como objetivo preencher esse novo espaço aberto à imaginação individual, que dispomos no nosso tempo, em nossa realidade, com expressões da nossa subjetividade em hipertextos, com fim de utilizar essa capacidade de interconexão, de conectar pessoas e suas ideias, e não só ideias.

Fazendo com que pensamentos sejam alicerces de transformação social, energizados pelo poder da informação no nosso tempo. Utilizando o saber e linguagens em busca de seus conceitos, sentidos, e contextos. Uma tentativa de reencontrar com base no racionalismo e colaboração, o sentido da razão. Utilizando como ferramenta a internet para construir perspectivas de mudanças, em busca de um futuro melhor.

Bem-vindo ao Imaginário Virtual!


Autor: Matheus Guimarães Gomes Rangel - Médico - CRM-RJ: 5295376-8

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheusggr/ Steemit: https://steembr.com/@matheusggr Twitter: https://twitter.com/matheusggr Instagram: https://www.instagram.com/matheusggr/ Facebook: https://www.facebook.com/matheusggr

Faça parte do projeto Brazilian Power, fazendo sua assinatura, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Você sabia que também pode nos apoiar delegando um pouco de Steem Power e receber por isso? Obrigado!

DQmbzfnsdcKVVuXbKrjhfn7nreqAHfu8MV2LkRKkB6yBZTz_1680x8400.jpg

Study Session (1).png