Saúde não é brincadeira! Diabetes Mellitus, você conhece?

Hoje, no brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa uma média de 6,9% da população. E esse número está crescendo!!!

Diabetes Mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, dividindo-se em subtipos, dos quais os mais conhecidos são tipo 1 e tipo 2. Hoje vamos aprender um pouco sobre a nutrição que envolve o Diabetes Mellitus.



Fonte:Pixabay

MAS O QUE É INSULINA?

Um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. Com isso o nível de glicose fica alto (famosa hiperglicemia). Se esse quadro permanecer longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A diabetes tipo 2, está diretamente ligada aos hábitos alimentares e o estilo de vida em que a pessoa leva. Na grande maioria acomete adultos que não praticam nenhuma atividade física, com sobrepeso ou já obesos, com uma alimentação desregulada rica em carboidratos/açúcares e com uma carga elevada de estresse. Infelizmente no mundo atual, já temos casos de crianças com diabetes tipo 2, no qual encaram uma vida completamente desregrada, pouco ativa e cheia de guloseimas.



Fonte:Pixabay

E a alimentação nestes casos de fato faz toda diferença!!!!!

Alimentos que auxiliam na prevenção e controle do diabetes são em toda forma alimentos integrais, ricos em fibras. Porque as fibras irão auxiliar na redução da absorção do colesterol, gorduras e AÇÚCARES.

Pois é amigos, podemos começar logo, antes de descobrirmos que a nossa glicose está elevada naquele exame que fizemos de rotina.

  • Podemos começar a praticar atividade física.

  • Trocar o arroz branco pelo integral, o pão francês pelo integral com grãos, fazer uso de farelos como aveia, comer verduras e bastante folhosos e frutas.

  • Reduzir o consumo de doces, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos.

  • Ingerir água adequadamente.

  • TER NÃO SÓ O PESO EQUILIBRADO, MAS UMA VIDA TAMBÉM!



Fonte:Pixabay


Atenção!!


Para os leitores, que já são diabéticos, o controle continua, uma boa alimentação é fundamental mesmo em uso de medicamentos! Afinal, mantendo o controle glicêmico, você irá ter uma vida normal, sem complicações. E Sim, vocês podem comer frutas, porém de forma moderada e dando preferência as com baixo índice glicêmico.

Não se assustem com a diabetes, mas como comecei dizendo lá em cima, não é brincadeira! Fiquem atentos, façam exames regulares, previna e mantenham o controle de suas vidas!

Obrigada pela leitura amigos!
Ate o próximo post!!!
(Caso este post ainda precisar de aprofundar mais, de acordo com as dúvidas de vocês, farei outro para complementar)


Autora: Hellena Zago - Nutricionista Clínica e Hospitalar - CRN9 19491

Instagram: Hellena Zago
Facebook: Hellena Zago


Imaginário Virtual

Apoio:

@brazilians:

PtGram

Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários! Participações são recompensadas como voto acima de 0.1 STU!


Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8


Sponsored ( Powered by dclick )
DCLICK: Introducing the Advertise feature

Last week, the Advertise feature has opened. you can...