Um espelho para todas as gerações

Nilo Peçanha Fonte: CCO - Wikipedia


Um espelho para todas as gerações

“O mestiço de Morro do Coco” foi um dos mais geniais políticos gerados nas terras de Campos dos Goytacazes - RJ, e no nosso país.

O apelido dado a Nilo Peçanha como forma de discriminação pelas elites de sua época, não o desanimou. Venceu por causa de sua boa educação, visão humanista, crença no desenvolvimentismo e, sobretudo, pela bela oratória.

Sua origem humilde e parte da vida no período da escravidão, serviram-lhe para forjar o caráter e proporcionar-lhe vigor.

A política o entusiasmou desde a adolescência e incendiou seu espírito. Com a libertação dos escravos, passou a se dedicar de corpo e alma pela República, o que o fez ganhar experiência e firmes convicções.

Era revolucionário para sua época e suas ações são exemplo até para os dias atuais. Implementou programas audaciosos na educação, agricultura, infraestrutura, industrialização, comunicações, saneamento básico, apoio aos indígenas e incentivo às mulheres.

Foi um gestor público exemplar nos governos que exerceu no Estado do Rio de Janeiro e como presidente do Brasil. Estabeleceu uma doutrina econômica inédita para a época, exercida por vários governos até os dias atuais.

Como maçom, foi alçado ao maior cargo da instituição, o Grande Oriente do Brasil, que somente foi ocupado por mais dois governantes máximos do nosso país. D. Pedro I e o marechal Deodoro da Fonseca.

Sua postura, exemplo e bela retórica, o fizeram-no um grande líder popular, aclamado pelo povo e pelos militares. Fazia a política como quem faz uma arte.

Nilo Procópio Peçanha (1867 - 1924) foi o maior, o mais completo, o mais progressista político da Primeira República. Um exemplo para todos nós.


Conheça mais da história de Nilo Peçanha e do nosso país no site https://nilo150.blogspot.com , e confira na integra a palestra sobre o mesmo pelo professor Hevilmar Carneiro Rangel clicando nesse link.

Texto divulgado em contracapa da obra Nilo Peçanha em quadrinhos do autor Rubens Matos Do Couto:

Nilo Peçanha em quadrinhos


Questão:

Você conhecia o ilustre cidadão brasileiro Nilo Peçanha?


Autor: Hevilmar Carneiro Rangel

Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Cidades

Doutorando em Planejamento Regional e Gestão de Cidades

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense em Campos dos Goytacazes - RJ.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/hevilmar-carneiro-rangel-8596b1a/

Facebook: https://www.facebook.com/hevilmar.rangel

Texto cedido pelo autor ao Imaginário Virtual